Oi, gentemm!
Tudo bem?

Bom, se esse post foi ao ar, significa que conseguimos o tão sonhado PR!
Weeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

giphy
Still feeling like whaaaaaaaaaaat

Eu quero fazer uma série de posts sobre o EE (Express Entry) porque eu sinto que aprendi tanto sobre ele e também porque eu obtive muita ajuda online e quero poder retribuir! Nesse post quero falar sobre o programa em si, como se qualificar, como saber se você se qualifica e de bônus ajudar com as siglas que você vai ver muito, enquanto navega na internet em busca de informações sobre o EE!
Eu NÃO sou agente de imigração! Tudo o que postarei a seguir foram retirados do site oficial do governo canadense e de experiência própria!
!!Esse post foi escrito em Junho de 2019, mantenha-se sempre informado no site do CIC para atualizações!!

Bom, first things first!
Se você ainda está perdido e não sabe por onde começar, esses links são os primeiros a serem visitados:
1. O site oficial do governo canadense
Esse link abre outra aba e te manda direto para a página oficial do CIC, com as opções disponíveis de imigração e suas devidas explicações.
2. Você é elegível para aplicar?
Link para um questionario com diversas perguntas, onde você consegue descobrir se tem o perfil para imigração. Esse questionário também serve para vistos temporários (estudo, trabalho, visitor). Você vai precisar respondê-lo mais cedo ou mais tarde, caso realmente queira aplicar para qualquer visto.
3. Calculadora oficial de pontos do Express Entry
Esse link também abre outra aba e te manda direto para calculadora oficial.
É nela que você coloca suas informações e descobre qual seria sua pontuação no Express Entry. Esse link não é válido para quem quer imigrar para O Quebec.

Ai você me pergunta: Por que devo calcular pontos?
Bom, se você entrou no primeiro link que eu mandei e clicou em Express Entry, você vai cair em um link que dá a explicação de como funciona o Express Entry 
Basicamente, o sistema Express Entry cria o que chamamos de pool de candidatos que podem ser elegíveis para imigrar para o Canadá permanentemente. Pool, literalmente quer dizer uma piscina de candidatos esperando ter a pontuação necessária para serem chamados para aplicar para a residência permanente.
Não é sorte, as chamadas são baseadas na pontuação do candidato.
Você deve se qualificar para um dos programas de imigração (FSW, FST, CEC – mais explicações abaixo) dentro do Express Entry para entrar no pool. Você ganha pontos com base nas informações do seu perfil, bem como idioma, idade, trabalho, educação, etc.

Para ser escolhido no pool e convidado a mandar sua documentação para aplicar para a residência permanente, você precisa ter a pontuação pedida, quando os convites (ITA – invitation to apply) forem enviados pelo governo (ex: a nota de corte foi 450, você precisa ter esses pontos ou mais) . Se você for convidado, pode solicitar residência permanente e tem 60 dias para enviar sua documentação (o prazo já foi de 90 dias, mas hoje -JUNHO 2019- voltou a ser 60 dias) 

O Express Entry é o sistema carro chefe da imigração canadense, para todas as províncias, menos o Quebec. Ele engloba os 3 maiores processos de imigração.  – (Alguns Programas provinciais também são finalizados pelo EE, mas não entrarei em detalhes nesse post) –
São eles:

  1. Federal Skilled Worker Program (FSW)
    Para se qualificar para o FSW você deve atingir uma nota mínima de 67 pontos específicos desse programa –   Clique aqui para saber os critérios que somam pontos para se qualificar no FSW program – Link do site da imigração
    que basicamente são:
    1.1 Idioma (mínimo de CLB 7 em inglês ou NCLC 7 em Francês. ),
    Clique aqui para maiores informações sobre o cálculo de CLB e NCLC 
    1.2 – Tempo de estudo, se fora do Canada você terá que fazer a equivalência do diploma.
    1.3Tempo de trabalho qualificado (NOC 0, A ou B) fora do Canadá.
    Para comprovar isso, você precisa de uma carta do seu empregador.
    Seguem links de posts muito bons para ajudar nisso:
    Kitty No Canada – Carta de experiência profissional
    Casal Nerd No Canadá – Cartas de comprovação de experiência de trabalho

    ( Lembrando: Não é o nome do cargo que deve bater com o NOC.
    O que deve bater são as atividades exercidas! 
    Ex: Você trabalha em banco, como caixa. Mas você faz quase tudo o que um Financial Sales Representative faz ( que é o caso de quase todos os bancários no Brasil). Se você procurar por caixa, descobre que é NOC C. Porém, o Financial sales Representative é NOC B. Se suas atividades realmente batem com o NOC B, você pode usá-lo na sua aplicação. Foi o que eu fiz 🙂
    Ps: Não apenas copie e cole as descrições do site. Não seja essa pessoa! )
    1.4 – Você vai precisar provar ter fundos, ou seja, dinheiro para imigrar.
    Essa tabela oficial, atualizada anualmente, mostra o mínimo requerido dependendo da quantidade de aplicantes.
    Aplicantes com LMIA aprovada não precisam comprovar fundos.Tendo isso tudo e consequentemente atingindo o mínimo de 67 pontos no FSW, você se qualifica pro EE.
    Olha só, esses 67 pontos NÃO SÃO os pontos do EE! A pontuação do Express entry é diferente. É sempre importante lembrar que, para entrar no pool do Express Entry, você deve se qualificar em algum dos programas de imigração primeiro.
    Funciona assim: Para se qualificar para entrar no pool do Express entry pelo FSW, você deve atingir o mínimo de 67 pontos dentro da categoria do FSW, se atingir, ai sim você entra no sistema do Express Entry e aí sua nota é calculada de acordo com a soma de diversos fatores, indo de – se bem me lembro-  300 a 1200 pontos.
  2. Federal Skilled Trades Program (FST)
    Para ser elegível via FST, você precisa ter:
    2.1 – Level minimo de inglês:
    *CLB 5 em Speaking e Listening
    *CLB 4 em Reading and writing
    Ou mínimo de francês:
    *NCLC 5 Speaking and listening
    *NCLC 4 Reading and writing2.2Ter o mínimo de 2 anos de experiência de trabalho full-time em um trabalho considerado “qualificado” (Skilled)  (dentro de um período de 5 anos antes de você aplicar) ou  uma quantidade equivalente de horas sendo part-time.
    São considerados Skilled work experience os seguintes *NOCs:
  • Major Group 72, industrial, electrical and construction trades
  • Major Group 73, maintenance and equipment operation trades
  • Major Group 82, supervisors and technical jobs in natural resources, agriculture and related production
  • Major Group 92, processing, manufacturing and utilities supervisors and central control operators
  • Minor Group 632, chefs and cooks
  • Minor Group 633, butchers and bakers

2.3 Atender aos requisitos de trabalho, conforme estabelecido na Classificação Ocupacional Nacional (NOC), exceto o requisito: certificate of qualification.
Lembrando: O nome do seu cargo não precisa necessariamente bater com o nome do cargo no NOC. O que deve bater é a descrição das atividades!

2.4Possuir uma proposta de trabalho válida, full-time, por um período mínimo de 1 ano ou um certificado de qualificação na profissão qualificada escolhida, o certificado deve ser emitido por uma autoridade canadense (Nesse link tem quais autoridades se encaixam. Na parte de minimum requirements)

Eu não entendo muito desse programa, todas as informações passadas foram retiradas do site oficial no dia 27 de Janeiro de 2019. 

3Canadian Experience Class (CEC)
Para se qualificar para o CEC você precisa:

3.1 Possuir um nível mínimo de inglês:
CLB 7 para NOCs 0 e A
CLB 5 para NOCs B
ou francês:
NCLC 7 para NOCs 0 e A
NCLC 5 para NOCs B

3.2Possuir o mínimo de 1 ano de trabalho qualificado no Canadá.
Trabalho qualificado = Apenas cargos NOC 0, A ou B. 
Para qualificar 1 ano, você deve possuir:
30 horas por semana, full-time, por 12 meses totalizando 1,560 horas.
(Eles contam apenas 30 horas, ou seja, mesmo que você trabalhe 40 horas e totalize 1,560 horas em menos de 12 meses, eles – os agentes de imigração – NÃO vão contar como um ano!
Mesmo que você crie seu perfil e seja chamado com 10 ou 11 meses de trabalho, você deve ter a junção das horas E 12 meses para ter a documentação aprovada como categoria CEC) 

Ou o equivalente como part-time
15 horas por semana, por 24 meses totalizando as 1,560 horas necessarias
ou
30 horas por semana por 12 meses em mais de um trabalho, totalizando as 1,560 horas. – Não achei se pede que seja no mesmo NOC, mas eu acredito fortemente que sim.

Lembrando: O nome do seu cargo não precisa necessariamente bater com o nome do cargo descrito nos NOCs. O que deve bater é a descrição das atividades!
Ps: Não copie e cole as descrições do site.

3.3 – Obter essa experiência de trabalho enquanto trabalhando legalmente no Canadá

3.4 – Não é necessário comprovação de dinheiro para o CEC.

Ok, sendo elegível em algum desses 3 programas, você entra no sistema do Express Entry e compete com os demais candidatos. A partir daqui, você terá sua pontuação do EE, que será a mesma dada ao fim desse questionário:  Calculadora oficial de pontos do Express Entry, caso você tenha preenchido tudo corretamente.
Até aqui nenhuma comprovação de documento será solicitada, ok?

O perfil do Express Entry e sua pontuação
varia dependendo do programa que você se qualificou (FSW, FST, CEC, PNP ), mas no geral o que são considerados para obter pontuação são (aplicante principal): 

Idade 
Até 17 anos – não pontua
18 anos –
90 pontos pontos com cônjuge, 99 sem cônjuge
19 anos –
95 pontos com cônjuge, 105 sem cônjuge
De 20 Até
29 anos o candidato ganha o máximo de pontos, sendo 100 pontos para candidatos que aplicam com cônjuge e 110 para aplicantes sozinhos.
Após 29 anos, 5 pontos são retirados do fator idade a cada aniversário.
A idade do cônjuge é irrelevante para pontuação.

Idioma
Para somar pontos por idioma, o candidato deve fazer um teste de proficiência em inglês ou francês.
São aceitos os seguintes testes em inglês:
IELTS general training – Mundial
CELPIP general training – Apenas administrado no Canada 
Em francês:
TEF Canada
TCF Canada
Quanto maior a nota, maior o CLB.
Quanto maior o CLB, mais pontos ganha no Express Entry.
Só um adendo, o CLB do CELPIP e do IELTS são diferentes!
A nota do IELTS vai até 9. Sendo a nota 8 considerada CLB 9 em listening, e a nota 7 considerada CLB 9 em writing, reading e speaking.
No Celpip, a nota vai até 12, sendo considerado a nota 9 em todas as modalidades um CLB 9.
O CLB necessário depende muito dos demais fatores no perfil do aplicante principal.
Entenda o que é CLB e como calcular.
Muita gente confunde o CLB, principalmente do IELTS.
Essa calculadora pode te ajudar com isso! É  a melhor que encontrei do IELTS.
Para saber qual sua nota necessária no teste de proficiência, favor calcular sua nota  na calculadora de pontos mencionada anteriormente. 
O cônjuge ajuda com pontos aqui. De 0 a 5 pontos.

Educação
Para pontuar com educação do Brasil, o candidato terá que fazer uma equivalência de seu diploma. Eu fiz um post sobre minha experiência com o WES aqui nesse post. 
Aqui tem o link oficial do governo
Mas a  Racquel do blog Vem Canada ganha de lavada do site oficial, com esse post super completo que já salvou muitas vidas!
Muita gente opta por vir estudar no Canadá, pois de uns tempos para cá o estudo no Canadá passou a ganhar pontos, podendo somar até 30 pontos!
College de 1 ano e alguns de 2 anos ganham 15 pontos
Alguns de 2 anos e mais de 3, somam 30 pontos.
O cônjuge consegue ajudar com pontinhos aqui, de 0 a 10 pontos.

Trabalho
Qualquer experiência qualificada soma pontos.
Se no Brasil, a experiencia tem que ser nos últimos 10 anos e dentro dos NOCs 0, A ou B.
Você vai precisar de uma carta do seu chefe, ou alguém com cargo superior.
De novo os links ajudando nesse quesito:
Kitty No Canada – Carta de experiência profissional
Casal Nerd No Canadá – Cartas de comprovação de experiência de trabalho
Quanto mais tempo no cargo, mais pontos.
Experiência qualificada no Canadá começa a contar ponto a partir de 1 ano e te qualifica pro CEC, a pontuação varia de acordo com o tempo de trabalho.
LMIA pode te dar de 50 a 200 pontos.

A junção desses fatores (idade, estudo, trabalho e idioma) é que vão determinar seus pontos. 

Pontos extras:
Ganham pontos extras quem tem:
Irmão/irmã morando no Canadá como Residentes permanentes ou cidadãos –   15 pontos
French language skills até 30 pontos
Estudo no Canada (Pós-secundário: College, university) – Até 30 pontos
Oferta de emprego – Conseguindo um LMIA, sua nota aumenta de
 50 a 200 pontos
Sendo 200 pontos para NOCs 00 e 50 pontos para os demais.
Nomeação Provincial 600 pontos

Daí, dito tudo isso, você faz seu cálculo de pontos na CRS tool e, PÁ, descobre que não tem pontos o suficiente para ser chamado (a pontuação está em 450 + – )! Calma, faça diversos modelos de perfil e veja onde precisa melhorar. Normalmente melhorar o idioma já dá uma guinada monstro na pontuação. Talvez fazer um College seja a solução. Não desista e tente diversos cenários pra ver onde precisa melhorar.

Uh, legal, criei meu perfil do Express Entry!  E ai?
Daí você espera…
Seu perfil fica aberto e disponível por 1 ano e será chamado quando você tiver a pontuação mínima pedida pelo governo.
Normalmente, o governo faz uns 2 ou 3 round of invitations por mês e tem chamado 3.500 + -, perfis! A Rey (Casal Nerd no Canada ) faz análise dos draws e é bem legal caso você tenha interesse.

Round Of invitations:
Ou, as chamadas do governo para candidatos selecionados aplicarem para imigração.

De novo, o EE funciona por pontuação e nesse link você consegue ver qual foi o último draw (a ultima chamada do EE, ou o ultimo round of invitation ) e também uma tabela com a quantidade de perfis inscritos e suas devidas pontuações, antes do ultimo round.

A título de curiosidade, se houver um empate na pontuação (ex: a nota de corte foi 440 e foram enviados 3.900 convites. Porém, existem 4.000 perfis a cima de 440 pontos. A regra de desempate é a data de criação do perfil, quem criou o perfil antes, será chamado, e os demais vão continuar no pool até a próxima chamada)  , o perfil que foi criado primeiro é que recebe o ITA (invitation to apply – Convite para aí sim aplicar para a residencia permanente) 

Após você receber o ITA, daí sim é o momento de provar tudo o que foi lançado no perfil! Ou seja, os documentos.
Primeiro, você receberá o convite para aplicar, no seu perfil online.
Você pode aceitar ou recusar. Lembrando que você tem 60 dias para enviar a documentação, do momento que recebeu o ITA! Se você NÃO mandar a documentação e NÃO recusar o ITA, você automaticamente perde o perfil e não será mais chamado.
Terá que fazer outro.
Se optar por recusar a aplicação, seu perfil voltará a ficar ativo, podendo ser chamado novamente. Se aceitar, o sistema te manda para uma pagina com formulários a serem preenchidos e senta que lá vem um monte de informação para por!

Mas isso é caso para um outro post tão grande quanto esse rs
Espero que eu tenha conseguido ajudar pelo menos um pouco!
Abaixo vou deixar links com sites e blogs que me ajudaram e também as siglas do Express Entry!
Obrigada por ler até aqui e até o próximo post!

Links oficiais:
Immigration and citizenship
Find out if you are eligible to apply – Descubra se você é elegível a algum processo
CRS Tool – Calcule seus pontos do Express Entry
Terms and definitions related to permanent residence
Entenda o que é CLB e como calcular
Calculadora de CLB – IELTS

Blogs e forums:
Casal Nerd No Canada 
Dicas valiosas sobre o EE, pós ita, pré ITA, inglês e vida no Canada. O insta deles conta sobre a vida em Vancouver e dicas no geral. Eles são nerds e isso já é um mega plus rs
Kitty No Canada
A Kitty tem um canal muito bom no youtube, com videos semanais. Os assuntos variam, mas ela posta muita coisa sobre imigração e tem ótimos templates de cartas em seu blog. 
Vem Canada
A Racquel posta assuntos minuciosamente detalhados em seu blog, o que salva vidas!!! Como eles pegaram o PR recentemente, muita coisa está fresca e ajuda demais! Sem contar o insta deles que esta sempre atualizado e a Racquel é um doce de pessoa e tem muito conhecimento.
Soraya Quirino
A Soraya foi minha professora e me ajudou a conseguir o CLB 9 no IELTS.

Ela tem um Instagram com dicas diárias de IELTS e é uma pessoa incrível! 
Canada Para Brasileiros
Eu acho que não tem como começar a procurar por imigração no Canada e não se deparar com os irmãos Prezia. Eu os acompanho desde 2014 e eles são tipo os mentores dos iniciantes rs
Canada Para Brasileiros – Forum
Melhor fórum brasileiro sobre imigração
Canada Visa – Forum
Simplesmente o melhor forum sobre imigração para o Canada.
Application stages and what they mean
Nesse post do fórum um membro postou a explicação de cada estágio na aplicação do EE. Bem legal!

Siglas

PR – Permanent Residence
EE – Express Entry
FSW – Federal Skilled Worker Program
CEC – Canadian Experience Class
FST – Federal Skilled Trade program
CRS – Comprehensive Ranking System
ITA – Invitations to Apply
COE – Confirmation of Permanent Residence
PRTD – Permanent Resident Travel Document (Alternativa do PR card, quando você perde o mesmo, por exemplo)
CIC – Citizenship and Immigration Canada
LOE – Letter Of Explanation
PGWP – Post Graduation Work Permit
TRF – Test Report Form
TRV – Temporary Resident Visa
VAC – Visa Application Center

NOC – National Occupational Classification
ETA – electronic Travel Authorization
CLB – Canadian Language Benchmarks
NCLC – Niveaux de compétence linguistique canadiens
IELTS – International English Language Testing System
CELPIP – Canadian English Language Proficiency Index Prog
IRCC – Immigration, Refugees and Citizenship Canada
LMIA – Labour Market Impact Assessment

PNP – Provincial Nominee Program
AINP – Alberta Immigrant Nominee Program
OINP – Ontario Immigrant Nominee Program

Pré e Pós ITA:

AOR – Acknowledgment Of Receipt
RPRF – Right of Permanent Residence Fee
BOWP – Bridge Open Work Permit
E-APR – electronic – Application for Permanent Residence
PER- Positive Eligibility Review
POF – Proof of Funds
PPR – Passport Request
COPR – Confirmation of Permanent Residence
PEI – Preliminary Evaluation for Immigration
MEP – Medical Exams Passed
ADR – Additional Document Request
BDEC
 – Background Decision

Até  a próxima 😉

 

Anúncios