CELPIP_General_CMYK
(segue nosso insta:
@vainevar)

Celpip – como é a prova?

Fala, pessoas!
Essa semana to com a corda toda pra escrever rs
Queria aproveitar que fiz meu teste recentemente e já falar sobre ele.
Também vou aproveitar e comparar com o IELTS, uma vez que já fiz os dois testes.
Bom, pra começar eu recebi minha nota antes de ontem e fui melhor do que imaginei em 2 bands, mas esperava mais do meu writing.
Minhas notas foram as seguintes:

(lembrando que a nota maxima é 12, sendo que 10,11 e 12 tem o mesmo peso)

CELPIP general (2017)
Listening: 11    (CLB 10)
Reading: 12    (CLB 10)
Writing: 8    (CLB 8)
Speaking: 8    (CLB 8)

Só para vocês compararem, fiz o IELTS academic em 2015 e essas foram minhas notas: (lembrando que a  nota maxima no IELTS é 9):

Listening: 6    (CLB 7)
Reading: 6.5    (CLB 8)
Writing: 6    (CLB 7)
Speaking: 6.5    (CLB 8)

(quem quiser saber como é meu inglês, tem post sobre isso aqui <- só clicar que abre em outra pagina )

Considerações gerais:
-Celpip tem 3 horas de duração
-Se clicar em “next” não poderá voltar, em nenhuma band
-$265 CAD + taxes
-Feito no Canada apenas ( e um outro pais que não me lembro)
-Apenas sotaque canadense
-Eu estudei o simulado, li o livro CELPIP Study Guide que a Paragon vende and that’s all.
-Tudo feito no computador

Ok, dito isso:
Eu não esperava ir tão bem no listening e esperava tirar 6 no speaking rs
Eu explico porque:
Quando fiz meu simulado, não fui tão bem no listening, mas era a primeira vez que fazia o Celpip e não conhecia bem a estrutura, então aqui vai uma dica valiosa:
Faça o simulado para conhecer a estrutura! No dia da prova é exatamente igual (menos as perguntas e situações, claro).
A ordem e a estrutura é igual. Eu não sabia se você ouvia primeiro, se ouvia, lia e escrevia igual no IELTS, então o simulado me ajudou muito a saber o que esperar.
Esse simulado você “ganha”quando compra a prova.

No caso do listening (47 a 55 minutos – 6 partes) ,
você ouve o dialogo ou video primeiro, faz suas anotações e depois a pergunta vai ser ouvida também. Você não tem acesso as perguntas antes e nem durante, apenas após ouvir o dialogo ou ver o video.
No caso do video, você vê o video e depois abre as perguntas, normalmente de preencher as lacunas. Você não escreve nada no listening (tirando suas anotaçoes em um papel que eles te dão)  é tudo multipla escolha ou preencher lacunas.
Also, eu nao anotei nada enquanto fazia o listening do simulado, já na prova anotei tudo e isso me ajudou! Principalmente em uma parte em que tem um video de 3 pessoas conversando sobre algo e você tem que anotar o nome de cada pessoa e o que eles decidiram ou a opinião deles, pois vão perguntar coisas especificas de cada pessoa no video.
Por exemplo, no video tem a Sam, o Tom e o Jorge.
Eles estão discutindo sobre a nova escola de inglês. O tom acha que tem que ser verde, a Sam acha que tem que ser amarela e o Jorge acha que tem que ser escola de inglês e informatica. Pode cair uma pergunta tipo: O que Jorge sugere ser a melhor solução?
Jorge e Sam não concordam em que sentido? Coisas assim. Então anote, mas preste atenção! As primeiras conversas são simples e faceis, mas essa parte do video (foram dois videos na minha prova, queria morrer) é complicado pois eles falam rapido e você mal consegue anotar certinho. Use palavras-chaves nas anotaçoes, você ganha tempo!

Essa é a maior diferença no listening entre CELPIP e IELTS.
No IELTS você tem uns segundos para ler as perguntas (ex: da pergunta 1 até 6) e depois ouve o audio ao mesmo tempo que responde. No IELTS você perde pontos por spelling, já que a maioria das respostas são escritas e não multipla escolha.
No CELPIP é tudo multipla escolha ou preencher lacunas, mas nada escrito. Isso achei fantastico, pois você não perde pontos por spelling.
Preferencia: Listening do Celpip ou IELTS?
R: Do CELPIP.

Estrutura:
listening

Reading:
(55 a 60 minutos)
Essa eu achei muito mais fácil no CELPIP, mas também não achei dificil no IELTS (mesmo tirando 6.5 rsrs).
A minha nota 6.5 no IELTS se deu porque eu estava apertada pra fazer o numero 1 e não consegui me concentrar tanto. Além do mais os textos eram todos academicos e vocês sabem que o IELTS é extremamente desgastante, então eu já não estava mais quase lendo nada.
No CELPIP o texto fica ao lado das perguntas, extamente igual no simulado.
Também tem as respostas com NOT GIVEN que confunde meio mundo, mas se acalme pois está tudo no texto! Se não está, então ai sim a resposta é NOT GIVEN.
Tem uma parte que você precisa responder em qual paragrafo está tal afirmação, essa foi a mais chatinha, mas aqui vai minha dica (não só pra essa questão, mas pra todas):
Eu não li o texto primeiro, eu li a primeira pergunta e procurei a resposta no texto, como tem normalmente de 5 a 6 paragrafos e umas 8 ou 9  perguntas, no fim você acaba lendo o texto enquanto tenta responder e isso funcionou pra mim em todo o reading.
Outra coisa, os pontos finais (.) normalmente separam informações, então quando for procurar pelas respostas, leia as primeiras palavras da frase, se não tiver nada com a pergunta, va pulando de ponto final a ponto final, até achar a palavra-chave que responde a pergunta. Tem uma parte que você lê o texto e responde as perguntas e tambem tem que preencher lacunas de alguem respondendo ao texto. Ta, compliquei…rs
Tem no simulado, mas é tipo assim:
Você lê um texto sobre diversidade no ambiente de trabalho (que foi meu tema, btw)
e responde perguntas sobre o texto. Mas na mesma pagina tem alguem respondendo ao texto, dando a opinião dele e com lacunas pra preencher. Nesse caso você ainda terá acesso ao texto então você meio que tem que identificar a opinião da pessoa. O que eu fiz foi preencher as lacunas primeiro, lendo o texto e depois vi se fazia sentido, se a opinião da pessoa fazia sentido com as lacunas que eu preenchi e se não, ia la e mudava. É dificil explicar, vocês entenderão melhor fazendo o simulado rs
Os dois ultimos textos são mais chatinhos, mas nada se compara com os textos academicos gigantes do IELTS academic. Do general dizem ser menos academico.
Minha preferencia: Reading do IELTS ou Celpip?
R:  CELPIP mil vezes.

Estrutura:
reading

Writing:
(53 a 60 minutos)
Ta, aqui vem minha chateação.
Eu acho que fui melhor que um score 8 no writing!
Mas enfim, confesso que tive apenas 2 textos revisados por um amigo e depois disso não pratiquei muito. Alias, até pratiquei, mas não foi corrigido hehehehehehe
O writing é maravilhoso porque: você pode copiar e colar partes do seu texto, Tem contador de palavras e tem corretor estilo WORD!
Porém, cuidado com o corretor, pois ele te dá a correção, mas ele também bota uma palavra que se escreve parecido para te confundir, Então saiba diferenciar!
Ex: though e thought (ele vai te dar as duas, você precisa saber a diferença e escolher a certa)

A dica do writing é:
Na primeira parte você precisa escrever um e-mail pra alguem.
Normalmente eles pedem pra você falar sobre 3 “coisas”
por exemplo:
Você foi a um supermercado e o funcionario foi rude com você. Em 150 a 200 palavras escreva sobre.

– Conte sua experiencia
– Fale sobre como voce se sentiu
– Sugira uma solução

O que eu fiz foi:
Primeiro, o primeiro paragrafo é uma breve introdução. Então falei que ia sempre ao mercado, que nunca tive problema e ai já emendei contando brevemente o que aconteceu.
Eu meio que copiei as 3 perguntas em ordem e fui respondendo em forma de paragrafo cada uma. Não com as mesmas palavras, claro.
– NUNCA deixe de responder as perguntas, se você responder as 3 uma nota 8 já esta praticamente garantida!
Eles vão avaliar se você se mantem no assunto, se você respondeu as perguntas, seu vocabulario e se você faz sentido.
– Evite ao maximo repetir palavras, use sempre sinonimos!
– Use bastante transition words.
– Finalize o e-mail com “best regards” ou “I hope to hear from you soon”, “Thank you for your attention” ou outras opções. Mas sempre finalize! Seja formal, mas sem exageros. Eu acho que fui formal demais rs
– Se der tempo, procure usar fancy words.
Mas nada que seja muito fora do normal, eles querem analizar se você se espressa bem e naturalmente.
Muitas dessas dicas servem para a segunda parte também, mas a segunda parte é responder uma enquete. Você terá duas opções e terá que escolher uma só!
Ex tosco: seu companheiro que cortar o cabelo.
Opção A: quer cortar moicano porque blablabla
Opção B: Quer raspar careca porque blabla

Escolha uma e escreva sobre. Deixe claro sua opinião. Compare as duas opções.
De novo, você terá que responder o que foi pedido e nesse caso comparativos fazem a diferença.
Ex para finalização, emenda/comparação: However, there are several reasons why I prefer option XYZ.
So as far as I am concerned, option XYZ is the better choice.
That is why option XYZ would be my preference.
– 3 paragrafos são mais do que suficientes nas duas partes.
– Comece cada paragrafo com um “first of all…” e por ai adiante ou “for one thing, for the next thing…” para deixar claro a divisão de ideias
– Escreva naturalmente, se tiver tempo, procure adicionar fancy words. Evite repetições de palavras!
Ao inves de escrever children 10 vezes, por exemplo, use children, kids, young ones, toddlers e sinônimos.
O writing do IELTS foi mais dificil pois você não tem o contador e nem o corretor. Mas também são duas partes, mas não me lembro direito como foram. De qualquer forma isso você acha fácil na internet heh
Minha preferencia entre writing do IELTS ou Celpip:
R: Celpip mil vezes.

Estrutura:
writing

*musica de drama*
Speaking:
(15 a 20 minutos)
Composto por 8 partes.
Você fala com o computador.
Os outros participantes estarão falando perto de você, uns mais alto que outros. Eu achei que isso iria me prejudicar, mas estava tão nervosa que no speaking nem ouvi o cara que falava alto do meu lado.
Sobre a prova:
Odiei, odiei, odiei.
Fiquei nervosa, esqueci palavras, repeti palavras, passei do tempo, falei demais, falei de menos e mesmo assim consegui um 8.
O que tiramos disso? Que apesar de eu ter cabaçado,
– Eu falei naturalmente,
– Num tom adequado,
– Enfatizando perguntas (usando a entonação para mostrar quando é pergunta, quando estou afirmando algo, quando estou confusa, alegre, etc ),
– Fazendo o uso de comparações quando preciso (tem uma parte que você tem que comparar 2 coisas. Mesma dica do writing, treine vocabulario de comparação!!)
– Tentando evitar ao maximo repetições de palavras (não estou certa de que consegui, porque fiquei nervosa hohoo)

Eu não me lembro de ter usado nenhuma fancy word, mas o fato de eu ter usado palavras e expressões do dia-a-dia (I’m gonna/How u doing?/I’m not sure, though etc) me fez soar naturalmente e é isso o que eles querem. Não seja formal, não é assim que você fala naturalmente!
Gente, sério eu esperava um 6!
Tem uma parte que você precisa descrever uma cena.
Em um momento eu falei exatamente isso:
“Ahn, it’s really really really…Huge.” <- Eu repeti really 3x pra pensar em algoe finalizei com huge huahuauhahuahua achei que fosse perder pontos, sei lá. Aparentemente não.
Em outro momento eu deveria ligar pro meu AMIGO LANCE e falar sobre um robo que meu tio criou. O que eu fiz? “Liguiei” pro meu tio e falei do robo. Depois, faltando uns 20 segundos, percebi que fiz errado e “falei” pro meu tio que ligava mais tarde, porque o MEU AMIGO LANCE estava me ligando e ai contei pra ele do robo, em menos de 18 segundos!!! Imagina ahuhuahuaa E basicamente falei das cores do robo e que era gigant.
Mas isso é normal gente, o tempo pra ler e formular é curto.
Então presentem muita atenção no enunciado e se errarem não deixem passar batido, corrija o erro!! Eles meio que gostam disso, pois você demonstra que sabe a forma correta. Por diversas vezes me corrigi.
Procure usar variações de: Sorry, what I meant to say…

– Voce tem de 30 segundos (para resposta de 60 segundos) a 60 segundos (para respostas de 90 segundos) para ler o que deve ser feito e se preparar.
– Dois “timers”aparecerão, um pro tempo de pensar e outro pro de responder.
– Você basicamente deverá descrever uma situação, prever o que acontecerá, dar sua opinião sobre algo, comparar dois objetos/serviços, escolher entre 2 opçoes, falar sobre um assunto X. Tudo isso tem no simulado e a ordem é exatamente como aparece lá. Percebam que eu esqueci a ordem.
– Procure inventar nomes para os personagens, torna tudo mais facil.
– Invente uma situação, se não tiver nada relevante para falar.
ex: “dê dicas de turismo para seu primo”. Se você nunca viajou, invente algo.
– Tente ficar calmo
– Ao seu lado terá alguem falando, não preste atenção. Foca na sua prova.

O speaking do IELTS é melhor. Você fala com uma pessoa, é mais fácil e tem menos perguntas.
É a unica parte da prova que eu prefiro a do IELTS.

Estrutura:
speaking

Eu estou pensando se vou pedir a re-evaluation das bands que tirei8, mas não sei ainda.
( demora de 3 a 4 semanas e custa $55 por band)
Se eu pedir, atualizo vocês.

Por enquanto é só. Desculpa se ficou confuso, mas as palavras estão borbulhando na minha cabeça e eu to escrevendo tudo o que vem rsrs
Espero que consigam entender e qualquer coisa só deixar um comentario ou escrever lá no nosso insta! 😀

Beijones

