tumblr_static_tumblr_static_ewu79nq8ep4ogkk0okk8oc88w_640
Yo! Long time no see, eh?! rs

Hoje vou contar um pouco como foi fazer nosso OHIP  (Ontario Health Insurance Plan).
Burocracias e documentos necessarios.
O OHIP é um cartão que nos da acesso à saúde pública em Ontario e cada província tem o seu, então se você não está ou não permanecerá em Ontario esse post não vai te ajudar muito. Mas se está de passagem comprada, então lê sim que vai ajudar rs

Não imaginei que fosse ficar tão grande o post rs
Então, nessa primeira parte vou contar como foi nossa experiencia, se quiser passar pros documentos necessários, como aplicar e etc pode pular pra segunda parte mais abaixo, devidamente sinalizada… Ok?!

—– Primeira parte: O relato ——————————————————
Entrei nesse site  e coletei os documentos necessários. No nosso caso:  Nossos permits, nossos passaportes, a carta da empresa do Fe (não o contrato de trabalho. Mais informações na segunda parte do post, mais abaixo) e nosso rental agreement como prova de endereço e botei tudo numa pastinha, tirei cópias (foi desnecessário) e procurei no mesmo site o endereço do Service Ontario mais próximo onde dizia que fazia o Health card e beleza, como eles não fazem agendamentos para novas aplicações, tiramos um  sábado para ir lá. Alugamos um zipcar e fomos lá, pegamos uma fila (em pé mesmo) de uns 40 minutos pra chegar no guichê e a moça nos avisar que pra fazer o OHIP teríamos que ir até um “full”service Ontario…………………………………………………………….. Ok. Fala isso no site? Nope. Ela me deu os únicos dois endereços de”full”service Ontario:
Então pra não ter erro vá direto na unidade da 777 Bay st ou 47 Sheppard ave e. Obrigada, de nada! Só que essas unidades não ficam abertas de sábado, então o fe pediu pra entrar mais tarde hoje, terça e fomos lá bem cedo.
A unidade escolhida foi a da College, a 777 Bay st., e a mesma abre as 8:30 e fica dentro de um mini shopping/centro comercial bem na saída do metro. Chegamos umas 9am e estava com uma fila enorme, mas que não demorou tanto quanto imaginamos, durou uns 40 minutos e dai chegamos na triagem, onde a moça super com cara de poucos amigos viu nossa documentação, ignorou os formulários preenchidos e nos “deu” (ta, ela basicamente jogou na mesa) outro formulário em branco (que eu preenchi de novo)  e nos deu uma senha. Quando você pega a senha ai sim você senta e espera. Nos chamaram uns 15 minutos depois e ai sim o atendimento foi ótimo!
Pegamos uma atendente super gentil e carismática (Andrea o nome dela <3)  e em menos de 20 minutos estávamos os dois com a fotinha tirada, nossos números num papel pra usar o OHIP desde já e 10kg a menos de nervosismo rs
Digo isso porque dizem que eles são muito chatos quanto aos documentos, se não for o que eles pedem, eles não aceitam e ponto! O cartão é aprovado na hora e se você for uns dias depois da sua carência ter acabado, ou no mesmo dia –acredito eu– eles já te dão o numero na hora pra você já poder usar e o cartão chega em umas 3 semanas. Agora a segunda parte 😀

—--Segunda parte: Documentos, quem pode aplicar, etc. ———————————–

Primeiro, quem tem acesso ao OHIP?
Cidadãos canadenses vivendo na província de Ontario
Residentes permanentes  vivendo na província de Ontario
Refugiados (não sei muito sobre esse, mas ta lá no site) vivendo em Ontario
– Residentes temporários com work permit e trabalhando (full-time e seu empregador tem que deixar claro na carta que ele precisa emitir que você esta contratado para ficar mais de 6 meses na empresa), na província de Ontario.
Cônjuge e dependentes desse trabalhador também se qualificam, que foi meu caso.

Por menores: Existe um período de carência de 3 meses para emitirem seu OHIP e esse período vale para residentes permanentes também. Esse período de carência é:
3 meses para residentes permanentes a partir da data que pisarem no Canada e no caso da pessoa com work permit a carência começa assim que conseguir um emprego full-time.
Você pode aplicar assim que chegar no Canada como PR ou quando começar a trabalhar, mas eles vão emitir seu OHIP (enviar o cartão para seu endereço) apenas próximo do fim da carência de 3 meses. Nesses 3 meses não fique descoberto de seguro saúde, contrate algum particular ou se você vier por College provavelmente já vem coberto pelo College, mas faça pro cônjuge também. Sério, saúde aqui é caro! Alguns cartões de crédito tem seguro, informe-se.

Então ta, dito isso o primeiro passo é entrar nesse site:  www.ontario.ca e dar uma lida.
Nesse site tem um formulário para baixar e preencher para levar no dia, mas lá eles também tem o formulário. Lá diz o que precisa levar, quem é elegível, tudo que está escrito nesse post.

Para fazer seu OHIP você precisa ir até um service Ontario (não é qualquer um, mais pra baixo eu dou o endereço dos services Ontario que fazem isso em Toronto) portando:

– Um documento de identidade (leve o passaporte que não tem erro)

Seu comprovante de status no Canada: Work permit, student permit, PR card ou o verification status (IMM 5716 or IMM 5715) que eu não sei o que é 🙂

Carta da empresa: Se você aplicar como trabalhador portando um work permit, você precisa levar uma carta da empresa com informações especificas nela, nesse post do blog Vem Canada (<- só clicar no link que abre em outra pagina) a Racquel explica bem essa parte!
Mas basicamente precisa constar: Que a empresa tem endereço em Ontario, ou seja, endereço da empresa sem ser no rodapé da folha, cargo do trabalhador, se possível endereço do trabalhador, que a posição é full-time, que a empresa vai te contratar por mais de 6 meses, data de inicio na empresa e se tiver período probatório a carência começa a contar após esse período. Papel timbrado, data e assinatura a caneta. Nada de copia, original!!! A empresa do Fe já tem isso por padrão então foi fácil, eles deram a carta sem ele nem pedir.

Um comprovante de endereço (levamos nosso rental agreement)
Ps: Não é qualquer comprovante de endereço que vale! Contas/boletos recebidos via e-mail são devidamente ignorados pelos funcionários  e não servem como comprovante. Porém, se essa conta/boleto chegar via correio, eles aceitam. E não adianta chorar as pitangas que os bicho são chatos!
O que vale como comprovante (os mais comuns, tem a lista completa no link lá pra cima) :
. valid Ontario driver’s licence
. valid Ontario Photo Card (Esse você tira no service Ontario também e nem precisa levar comprovante de endereço, então se não tiver nenhuma conta em seu nome, tire esse ID primeiro e use-o como comprovante de endereço pra tirar seu OHIP. Esse documento demora umas semanas, então tire com antecedência. Lembrando que quando você tira sua driver’s license você perde esse ID. Por isso não fizemos. )
. original, mailed utility bill (conta recebida via correios de: Tv a cabo, luz, telefone, agua, gas)
. Um bank account statement da conta corrente ou poupança enviada mensalmente via correio. (Tem que ser isso, recibo de caixa eletrônico, extrato tirado na agencia ou no caixa eletrônico não servem!) 
. Se na carta que a empresa faz para o trabalhador já constar o endereço, então ela serve como comprovante do aplicante, mas não do cônjuge.
. Rental, leasing or mortgage agreement (levem originais, pois mesmo no leasing agreement dizendo que uma copia pode ser dada como original, já vi gente reclamando que o povo do service Ontario não aceitou e a fila é grande para você ficar perdendo viagem)
. School, College or university report card or transcript

Lembrando que tem que ser comprovante para ambos, ou seja, o cônjuge não adianta mostrar que é casado (e nem precisa), mas sim que mora em Ontario. Então atente-se a isso e tenha algo em seu nome. Nosso rental agreement está no nome de ambos e por isso serviu pra mim.

Um ID, um comprovante de endereço e sua prova de status nos Canadations em mãos, pega isso tudo, bota numa pasta e dirija-se à um desses dois endereços:

777 Bay St. (college station)
47 Sheppard Ave. E ( sheppard-yonge station)

Tem vários Service Ontario espalhados por Toronto, mas somente esses dois são “full”service Ontario, então só esses fazem OHIP para nós, novos residentes.
Foi perdendo a viagem que descobrimos, então de nada. Rs
Eu tirei copia de tudo e nem precisou, ela pega os originais pra verificar e devolve.
Ah, fomos hoje e já nos deram o numero num papel e então estamos cobertos desde já! Só apresentar o papel com o numero caso precise usar e o cartão chega em algumas semanas.
Nós recebemos o numero e já podemos usar pois fomos dois dias depois que o fe completou 3 meses na empresa, ou seja, já havia acabado o período de carência.

É isso, espero ter ajudado!
Beijão

 

 

Anúncios