30efbe4114725eb63631c06594024a07_le-poletto-on-flipboard-meme-jogando-dinheiro_594-384
(como você se sente ao dar entrada no saque do FGTS inativo)

Fala, povo bonito!
( Ja ta seguindo a gente no Instagram?
POR QUE NÃO? SEGUE AI! 😀 SOMOS LEGAIS!
@Vainevar )

Quem é vivo sempre aparece, eh?

Hoje vou contar como foi pra sacar o FGTS inativo do marido 🙂
Você pode comparecer ao consulado brasileiro mais próximo dentro do horário de atendimento ao publico geral, sem marcar.
Mas antes de sair de casa, você vai precisar:

  1. Entrar no site da caixa e imprimir o formulário de saque, segue o link pra ficar mais fácil: PAGINA DE FORMULÁRIOS CAIXA
  2. Preencher o formulário normalmente. Cabem duas empresas por formulário, o motivo você deve colocar 87, que se refere a saque de conta inativa. No consulado (pelo menos no de Toronto) eles tem o formulário pra você preencher na hora, mas tempo vale dinheiro (ui) e levamos tudo preenchido já.
  3. Umas notas importantes: Esse procedimento é burocrático, então não use copias com qualquer tipo de rasura ou falha na tinta, não coloque mais de um documento na mesma folha de copia (eles pedem um espaço para colocar o carimbo ou selo, então não coloque xerox do passaporte e da carteira na mesma folha, por exemplo. Use uma folha pra cada documento).
    Ao preencher o formulário, se você tem por exemplo 3 empresas para receber, não use um formulário para cada, no formulário que conseguimos imprimir em casa cabe 2 empresas por folha, então preencha as duas e use outro formulário para a empresa que faltou. SIM fiz isso de preencher uma empresa por formulário e tive que reescrever tudo.
  4. Formulário preenchido, tire copias das folhas em que as empresas a serem sacadas aparecem E da próxima folha. Por exemplo, o marido tem uma carteira preenchida por inteiro, a ultima empresa a ser sacada era na pagina 26 (exemplo) então a moça nos fez tirar uma copia (na hora, porque eu não esperava por isso) da pagina 27 e 28 onde mostrava que a pagina 26 era a ultima e depois não tinha mais empresa. O mesmo na carteira nova, terminava na pagina 16(exemplo) e dai tivemos que tirar da 17 e 18 pra provar que depois dessa não havia mais nada. Eu não sei dizer se isso estava no site da caixa e eu comi bola, mas vão preparados.
    Detalhe, o consulado não tira copia, então eu tive que ir ate o térreo tirar xerox. Por sorte não tinha ninguém, mas sabe como eh né, nem sempre é assim rs.
  5. -Você precisa levar original e copia da carteira de trabalho (as folhas com informações)
    -Original e copia do registro das empresas a serem sacadas (as folhas onde tem o carimbo da empresa, data de admissão e demissão, na carteira de trabalho). Nao esquece das folhas seguintes igual explicado no item 4!
    Original e copia do passaporte (só a pagina com dados, foto e assinatura) 
    -Obriguei o marido a levar original e copia do RG também, a atendente checou o RG, mas devolveu a copia. Ai fica a critério de vocês.

O prazo é  de 45 dias pra mais, pois a demanda esta alta. Foi tranquilo, mas passamos uns perrengues por culpa do que falei no item 4 e também porque tinha uma falha de tinta numa copia, ela não aceitou não. Enfim, arrumamos e deu certo rs

Faq VaiNevar:

-Da pra um parente sacar meu FGTS no Brasil por procuração?
R: Nao, ninguém pode sacar seu FGTS nem antigo nem o por demissão, por procuração no Brasil.

-Consigo dar entrada no seguro desemprego pelo consulado?
R: Nao, não tem como dar entrada no seguro desemprego no consulado.
Tambem não da pra dar entrada no seguro desemprego com procuração, no Brasil. Nos tentamos! faça isso antes de vir.

-Como sei que o saque deu certo?
R:
A Caixa manda um e-mail quando da certo, o meu chegou uns dias depois que o dinheiro caiu na conta, mas o do marido chegou um dia antes.

-E se tiver problema ou erro em alguma informação?
R: Por incrível que pareça a Caixa se comunica por e-mail com você, então coloque um e-mail valido e com letra legível!

-A tabela pra saque segue a mesma do Brasil?
R: Yepson! Essa tabelinha aqui:

Início do pagamento Trabalhadores nascidos em
10/03/2017 Janeiro e Fevereiro
10/04/2017 Março, Abril e Maio
12/05/2017 Junho, Julho e Agosto
16/06/2017 Setembro, Outubro e Novembro
14/07/2017 Dezembro

O calendário para o trabalhador efetuar o recebimento dos valores é de 10/03/2017 a 31/07/2017
Nao dorme no ponto!!!

-Demora mesmo os 15 dias uteis que fala no site?
R: ahsiudhasiudhusa, nao.
Espera ai uns 45 dias pra mais :3

Beijooooos ❤

Anúncios