SONY DSC

Primeiramente bom dia! 🙂
Depois segue la nosso instagram: @vainevar
Eu posto quase que diariamente curiosidades e causos rs

Bom, vamos ao que interessa!
Para quem não sabe, antes de virmos pro Canada eu entrei em acordo com o banco – onde eu trabalhava –  e eles me demitiram. Isso foi em meados de 15/16 de Dezembro de 2016. (não lembro mesmo rs)
Fiz minha rescisão dia 22 de Dezembro do mesmo ano, porem, por algum motivo de sei la eu não poderia sacar o FGTS no mesmo dia ou no dia seguinte, meu FGTS só ficaria liberado para saque dia 26 de Dezembro! ARGHHH
E que dia viemos pro Canada? 25 de Dezembro 🙂
E eu ainda tentei ir na Caixa e eles falaram que só 26 mesmo.
Tudo  bem, entrei no site do FGTS e descobri que podia fazer o saque no exterior no consulado brasileiro no Canada (e em alguns outros países)
Trouxe tudo comigo, a carta da rescisão, a carteira de trabalho, tudo o que me deram na homologação e tal.
Para minha surpresa o consulado brasileiro em Toronto trabalha apenas 4 horas atendendo o publico……..Das 9am a 1pm. 
Pode ficar pior? Pode, o consulado brasileiro em Vancouver trabalha das 9am as 11:30am pra atendimento ao publico……… Enfim.
No site diz tudo o que precisa ser feito, se quiserem ver: CLIQUE AQUI
Vou falar o que precisei levar no meu caso, demissão sem justa causa:

-Além de documento de identificação com foto, da Carteira de Trabalho e de número de inscrição no PIS/PASEP

Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) (ou Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho-TQRCT, ou THRCT-Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho). Em substituição ao TRCT/TQRCT ou THRCT pode ser apresentada cópia de sentença irrecorrível da Justiça do Trabalho, quando a rescisão resultar de reclamação trabalhista ou Termo de Conciliação homologado pelo Juízo do feito ou, ainda, Termo lavrado pela Comissão de Conciliação Prévia. Para o diretor não empregado a Carteira de Trabalho e o TRCT/TQRCT ou THRCT devem ser substituídos por cópia da ata da assembleia que deliberou o afastamento ou ato próprio da autoridade competente.

Levei original + copia de tudo! Porque o seguro morreu e velho e um ou outro documento realmente precisava da copia.
Bom, vamos la, primeiro eu entrei no site da Caixa – antes de ir pro consulado, la não precisa marcar horário para este serviço – e imprimi o formulário de solicitação de saque (pra facilitar a vida de vocês,clica aqui: Formularios esse link vai te direcionar ao site da Caixa onde ficam todos os formulários, você precisa achar o formulário ~ FGTS – Saque no exterior baixar e preencher) e preenchi em casa.
Levei todos os documentos + esse formulário ao consulado, durante o horário de atendimento e entreguei no guichê. Você vai precisar assinar a solicitação la na frente do agente brasileiro e pronto. Ele te da um protocolo amarelo, diz que a solicitação sera entregue a caixa e que leva entorno de 30 dias.
SIM, 30 dias. No site da Caixa e do FGTS diz 15 dias uteis apos a solicitação,PFFFFFF!
Fiz a solicitação dia 04/01/2017 e só recebi o dinheiro hoje, 08/02/2017. Então se precisarem muito desse dinheiro, sugiro tentar sacar antes de vir, porque demora. Pelo menos pra mim rs
Ah, um adendo, você NÃO precisa ter conta na caixa, na solicitação você pode dar sua conta em outro banco brasileiro ou de outra pessoa de sua confiança.

Sobre o saque das contas inativas, depois faco um post porque precisaremos solicitar pro Nando, mas ainda não o fizemos!
Estamos esperando porque ainda não da.
Abaixo vou colocar os endereços do consulado aqui no Canada 🙂
Chequem sempre o horário de atendimento!

Beijos 😉

Canadá
Toronto: Consulado-Geral: 77, Bloor Street West, Suite 1109 Toronto, Ontario – Canada, M5S 1M2 – +1 (416) 922 2503, cg.toronto@itamaraty.gov.br

Montreal: Consulado-Geral: 1, Westmount Square, Suite 1700, Montreal, Québec, H3Z 2P9 Canada – +1 (514) 499 0968, cg.montreal@itamaraty.gov.br

Vancouver: Consulado-Geral: 2020 – 666 Burrard Street Vancouver, BC V6C 2X8 Canada – +1 (604) 696 5311, cg.vancouver@itamaraty.gov.br

Ottawa: Embaixada: 450 Wilbrod Street Ottawa – Ontario K1N 6M8, Canada – +1 (613) 237 1090, brasemb.ottawa@itamaraty.gov.br

 

